Performance de

Exportação

A Performance de Exportação consiste na compra do direito de exportação, de uma empresa exportadora para outra, realizada através de um Contrato de Compra de Performance de Exportação, sempre que a empresa compradora não possuir a mercadoria para embarcar. 

Existem duas circunstâncias em que este mecanismo é utilizado:

  • Quando uma empresa exportadora não possui mercadorias exportáveis, mas deseja captar ACC (Adiantamento de Contrato de Câmbio) ou Pré-Pagamento, por tratarem-se de fontes de captação de recurso barato, ou;

  • Quando uma empresa exportadora já possui um contrato de câmbio fechado que a obriga a embarcar a mercadoria que não possui. Neste caso há a hipótese do cancelamento do contrato de câmbio, entretanto, esta alternativa gera impostos e multas bastante superiores ao custo da Performance de Exportação.

Entre os principais benefícios ao comprador da Performance estão:

  • Captação de recursos com custo mais baixo que os praticados no mercado interno;

  • Troca de dívidas de curto prazo por médio ou longo prazos;

  • Arbitragem comercial (exportador contrata ACC/Pré-Pagamento com objetivo de exportar. Em dado momento o mercado interno está pagando preço melhor que a exportação. Então o exportador compra a Performance para liquidar seu ACC/Pré-Pagamento e vender sua mercadoria no mercado interno).

Matriz São Paulo: